O manual traz uma breve caracterização das ferramentas da Web 2.0 e
apresentam caminhos que ajudem os professores a aplicá-las em contexto
de sala de aula.
Blog
Criado por Jorn Barger no fim da década de 90, o weblog que em português se escreve blogue, refere-se a um diário na web. Uma das grande vantagens do blogue é a facilidade da criação e o manuseamento das ferramentas.
A moda dos blogs "explodiu" mesmo no fim do ano de 1999, quando as pessoas começaram a usar os blogs para tratar de diversos assuntos, postar imagens, videos, etc, . No final de 99, tudo ficou mais rápido e mais fácil para o manuseamento das ferramentas do blogue. Apesar de ser bem diversificado o blogue permite o compartilhamento de informações.
E aos poucos o blogue deixa de ser apenas um "Diário virtual" e passar a ser também uma ferramenta de ensino, o que colabora muito para o crescimento de aprendizagem do aluno e proporciona aos professores uma nova arma para a atenção e responsabilidade de seus alunos. Segundo a educadora Gládis Leal dos Santos," É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer".
No manual de professores cujo o link está disponível logo abaixo, tem passo a passo de como criar um blog e como fazer seus posts ( nome dado para as publicações).
Espero que a resenha tenha sido clara em relação a importância não só do blog mas como outros meios da internet para a colaboração no ensino em sala.
O manual está disponível em: manual de ferramentas wb 2.0 para professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário